6 DICAS PARA VOCÊ SER UM PROFESSOR NOTA 10

professor-e-alunos

(Autoria de Eliana Barbosa*)

Em dias de homenagens às crianças e aos professores, vamos refletir, juntos, sobre a nobilíssima profissão de ensinar. Hoje em dia, cabe à Escola não só o ensino, mas também a educação de seus alunos, pois, lamentavelmente, vemos muitos pais transferirem aos professores a sua missão primordial – educar com disciplina e amor.

Assim, compete aos mestres um conhecimento integral do ser humano, porque, mais do que o conteúdo didático que devem ensinar, vão deixar para seus alunos a sua marca pessoal, o seu exemplo de conduta e de vida. O professor passa a ser, então, não só aquele que sabe muito, mas principalmente, aquele que ensina a viver.

Porém, uma pessoa só consegue ensinar bem aquilo que vivencia, o que faz parte do seu cotidiano. E é aí que nos deparamos com muitos desacertos dentro das salas de aula, porque os alunos buscam, ansiosamente, por exemplos positivos e, muitas vezes, encontram professores infelizes com a sua profissão, desleixados consigo mesmos, sem o mínimo de motivação e entusiasmo. E que ainda se acham no direito de reclamarem da falta de consideração e de participação dos seus alunos…

Ora, sabendo que a figura de um mestre representa um manancial de exemplos para os estudantes, cabe a cada pessoa que carrega a responsabilidade do magistério se transformar, em primeiro lugar, em professor de si mesmo; educar-se, desenvolvendo alguns comportamentos que acabarão por influenciar, de forma benéfica, os seus alunos.

Eis, aqui, 6 dicas para você ser um PROFESSOR NOTA 10:  

1) Demonstre sentimentos de autovalorização, cuidando melhor de sua aparência, porque enfeitar-se para estar com os estudantes, demonstra que você se valoriza e os valoriza, também;

2) Programe mentalmente os seus alunos para aulas estimulantes e para serem bem-sucedidos na disciplina que você ensina;

3) Faça do elogio o seu instrumento de trabalho mais importante, porque o professor incentivador faz com que os seus aprendizes sejam autoconfiantes e cooperativos;

4) Estimule seus alunos a opinarem sobre o seu método de ensino, porque isto demonstra que você respeita a opinião deles;

5) Antes de cobrar comportamentos adequados dos estudantes, conheça-se melhor e veja o que você tem feito para marcar positivamente a vida deles.

6) E lembre-se: a persuasão só acontece quando você consegue demonstrar um interesse sincero pelo outro – olhos nos olhos, saber ouvir, sorriso nos lábios e disciplina na hora certa.

Se você, que é professor, quer ser bem sucedido em sua profissão–missão, pergunte-se, todos os dias, que lembrança você está deixando aos seus alunos. Se for lembrança de medo, desprezo, displicência, indiferença, então, por favor, mude de profissão, porque as escolas precisam de pessoas que tragam, no coração, amor, dedicação e sobretudo, alegria de viver!

Mestre, no verdadeiro sentido da palavra, é aquele que carrega dentro de si não só o conhecimento, mas, principalmente, a sabedoria!

(*)Coach de relacionamentos, psicoterapeuta, escritora e palestrante no campo do autodesenvolvimento e apresentadora em TV e rádio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.