(Autoria de Eliana Barbosa)*
Você já percebeu como é grande o número de pessoas sedentas por palavras amigas, por incentivo, reconhecimento e inspiração? Isso é um claro sinal de que tem muita gente compreendendo que é preciso ouvir mais, aprender sempre e crescer já!
Assim somos todos nós, assim é VOCÊ – Está se conhecendo melhor e descobrindo que somente com a sua transformação interior você será capaz de influenciar na evolução do mundo em que nasceu. O mais interessante é que, assim como você gosta de receber apoio daqueles que o cercam, deve também ser apoio para eles, numa reciprocidade que os une e os faz crescer.
E a melhor forma de fazer diferença na vida dos outros começa no controle de suas palavras, evitando lamentações, críticas e condenações. Usar sua língua para queixar e maldizer é uma triste atitude que retarda o seu progresso como ser espiritual vivendo a vida material.
Você é livre para escolher qual uso irá fazer deste instrumento poderoso de construção ou destruição – a língua! Mas jamais se esqueça de que semear é uma livre e fácil escolha, mas a colheita do que você semeia é inevitável.
E mais… Quando você fala mal de alguém, você não está expondo o caráter da outra pessoa e sim o seu próprio caráter! Fica muito feio pra você!
Por isso, vou lhe ensinar, aqui, um exercício bem eficaz que aplico em mim para educar minhas palavras: Procure manter um controle bem consciente de todos os seus comentários e, toda vez que você disser algo negativo ou crítico a respeito de alguém – seja quem for – ou de alguma situação, dê um leve tapinha em sua boca e, na mesma hora, fale algo positivo sobre este mesmo assunto. Este exercício não é tão simples quanto parece, porque até se acostumar com uma visão voltada para o bem, o belo e saudável, você terá que se vigiar bastante. Mas eu garanto que, ao final de cada dia de prática, você se sentirá com uma vibração muito mais agradável ao seu redor. E, é claro, atrairá para a sua vida pessoas e acontecimentos dignos de comentários felizes e otimistas.
É assim que funciona a Lei da Afinidade… É você quem escolhe o que quer atrair para sua vida! Só você!
========
Complementando esta reflexão sobre o poder da língua, conta-se que certa vez um rico mercador grego ofereceu um banquete com comidas especiais. Ordenou ao seu escravo que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria.
Quando o escravo retornou com belo prato, ao remover o pano que o cobria, o mercador disse: Língua? Este é o prato mais delicioso?
O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: ‘A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que pedimos água, iguaria, chamamos pela nossa mãe, fazemos amigos, perdoamos. Com a língua reunimos pessoas, dizemos ‘Meu Deus’, oramos, cantamos, revelamos nosso amor.
O mercador, então, querendo testar a sabedoria de seu escravo, mandou-o de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento.
Assim que o mercador retirou o pano para conhecer o pior alimento, assustou-se: Língua, outra vez?
E o escravo respondeu: Sim, língua! É com a língua que condenamos, separamos, provocamos intrigas e ciúmes, blasfemamos. É com ela que expulsamos, isolamos, enganamos nosso irmão, xingamos pai e mãe… Não há nada pior que a língua; não há nada melhor que a língua. Depende do modo que a usamos.
E, como sabiamente disse o Mestre Jesus: “A boca fala do que está cheio o coração”!
Pense nisso com carinho e chega de ficar comentando e espalhando o mal por aí… Por favor!!!
(*Eliana Barbosa é coach de relacionamentos, psicoterapeuta, escritora e palestrante no campo do autodesenvolvimento e apresentadora em TV e rádio)