ENTREVISTA PARA MATÉRIA NA REVISTA MARIE CLAIRE – JANEIRO DE 2016 ( PARA JORNALISTA CAROLINE MARINO)
(Autoria de Eliana Barbosa*)
No mês de novembro de 2015, fui entrevistada pela jornalista Caroline Marino, da Revista MARIE CLAIRE, para uma matéria de Juliana Amaro, que foi publicada em janeiro de 2016, nº 298, na sessão COMPORTAMENTO, páginas 60 a 63, com o título AMIZADE TÓXICA.
A matéria ficou ótima, com trechos da nossa entrevista, citações sobre o tema extraídas de vários livros e com depoimentos de vítimas de amizades tóxicas. Vale a pena conferir!!!
Como este tema é muito importante, e em meu consultório atendo muitas mulheres vítimas de amizades tóxicas que as levaram a grandes decepções, resolvi compartilhar com você, visitante do meu site, a entrevista na íntegra.
(MARIE CLAIRE – MC) Listei alguns tipos de amigas tóxicas. É possível mostrar as principais atitudes de cada uma?
— Invejosa – só critica e te coloca para baixo por inveja
(ELIANA BARBOSA – EB) A “amiga” invejosa, por ter baixa autoestima e acreditar, inconscientemente, que é inferior a você, usa a crítica e a depreciação como armas que, geralmente, machucam muito.
Por outro lado, há também a “amiga” invejosa disfarçada, que fica te bajulando, falando que você é demais, mas que no fundo está vibrando para que o pior aconteça a você!
Então, não se deixe machucar pelas críticas venenosas, mas tenha cuidado também com quem só fala o que você gosta de ouvir…
(MC)— Egoísta: só procura quando têm problema
(EB) A “amiga” egoísta não demonstra nenhum interesse no seu bem estar, só no dela. Seu discurso sempre começa e com “Eu…” e termina com “para mim”.
Ela imagina que o mundo gira em torno dela, e só vai te procurar quando achar que você pode ser útil a ela para resolver algum problema. Cuidado, porque você vai se decepcionar ao longo do tempo, principalmente se ficar esperando que um dia ela irá retribuir a atenção que você dá a ela… Nunca!!!
(MC) — A que só aparece quando termina um relacionamento
(EB) Esta é a “amiga” carente, que não sabe ficar sozinha. Se ela tem namorado, te ignora, mas se termina com ele, volta a te procurar. É uma amizade unilateral, ela só quer mesmo te usar como companhia… Não vale a pena investir em amizade assim…
(MC) — A que parece mais sua filha que amiga
(EB) Esta é a “amiga” que suga você, te pede favores e conselhos o tempo todo, e quando você precisa de um carinho, de uma palavra de incentivo, ela muda de assunto, dá pressa de ir embora, some… E você, fica decepcionada e magoada com quem realmente não vale a pena sofrer.
(MC) — As interesseiras. Só te procuram quando interessam: se tem um balada boa, se seu amigo é gato, se você tem uma casa na praia…
(EB) Ah… A “amiga” interesseira só te valoriza quando você pode oferecer algo a ela – um convite para uma festa, apresentar a ela seu amigo “gato”, leva-la com você para a sua casa na praia, pagar um almoço em um bom restaurante, e por aí vai…
Se você diz “não” pra ela, ela fecha a cara e usa chantagem emocional pra te deixar culpada. Saia deste relacionamento enquanto é tempo, porque quanto mais “sapos” você engolir, mais chances de ficar doente, engordar ou se deprimir, com o passar do tempo.
(MC) Consciente ou inconscientemente, pessoas do círculo de convivência podem nos colocar para baixo e sabotar nosso crescimento pessoal com palavras e ações?
(EB) Certamente! As pessoas que mais nos magoam, nos colocam medo, e nos deixam com sentimento de culpa são aquelas do nosso círculo de convivência – pais, irmãos e amigos -, que nos oferecem aquilo que elas têm dentro de si, e, a maioria, infelizmente, carrega dentro de si muitas crenças limitantes e sabotadoras.
Por isso, é preciso tomar consciência deste fato e detectar, em seus relacionamentos, aquelas pessoas que são tóxicas e nocivas, e se afastar delas. Se não for possível se afastar fisicamente, pelo menos emocionalmente é possível, blindando-se contra a pesada energia que elas emanam, carregada de inveja, crítica e maldade.
(MC) Como identificar uma amiga assim?
(EB) Amizade deve ser sempre uma via de mão dupla, onde ambos os amigos se interessam pelo bem estar do outro, em apoiá-lo nos momentos mais críticos, e se sua amiga é superficial, só fala balelas, só conta da vida dela e dos outros, e não se aprofunda em nada que possa fazer a amizade de vocês prosperar, então é sinal de que ela não merece sua amizade.
Tome cuidado com as pseudoamigas, que premeditam uma amizade apenas para se aproveitarem de você, de modo oportunista.
Desconfie daquelas pessoas que, dizendo-se amigas, invadem sua privacidade e começam a tomar conta da sua vida. A amiga verdadeira é discreta e sabe calar-se e afastar-se na hora certa.
E procure se preservar de relacionamentos competitivos ou dependentes, que acabam por esgotar sua energia em vez de renová-la.
(MC) É importante ficar atenta ao número de repetições de certas situações?
(EB) Sim, errar todas podemos errar, faz parte da nossa natureza. Mas não devemos aceitar erros que se repetem em uma amizade ou mesmo em um relacionamento amoroso, até porque confiança quando se perde, não se recupera mais. Sempre haverá uma desconfiança, um medo, um fio de suspeita.
A melhor forma de não se decepcionar com quem quer que seja é não criar expectativas em relação à outra pessoa e sim, em relação a você mesma. Se você se ama e se admira mais do que a outra pessoa ligada a você por relacionamento, as chances de dar certo são muito maiores.
(MC) Quando finalmente temos consciência de que aquela amizade é tóxica, como se livrar dela?
(EB) A minha melhor dica é afastamento, sem muita conversa. Vá deixando a amizade esfriar, mas não tente expor os motivos, porque muitas “amigas” tóxicas são manipuladoras e vão insistir, chorar, mandar mensagens, até fazerem você se sentir mal e culpada por tentar romper a amizade. Então, é melhor falar pouco e ir se afastando lentamente.
(MC) Confrontá-la ajuda ou o melhor é se afastar?
(EB) Como eu disse acima, se sua “amiga” for egoísta e manipuladora, o confronto pode deixar você em situação de culpa, mesmo sem ser culpada de nada. O melhor é se afastar, sem muitas explicações.
(MC) É possível listar os principais sinais de que a amizade é tóxica?
(EB) Sim, vamos lá! Tenho aqui pra você 9 sinais de que sua amizade é tóxica:
1. Sua amiga consome suas energias, de forma óbvia ou sutil, ao invés de ser combustível para seu crescimento? Ela age com egoísmo?
A verdadeira amizade consiste em reciprocidade e compartilhamento.
2. Ela só quer falar de si, dos próprios problemas e alegrias?
Manter essa relação é alimentar o individualismo dessa pessoa.
3. Ela é negativa, e quando sai de perto de você deixa uma energia pesada e triste no ambiente?
Cuidado: Pessimismo pode contagiar!
4. Aquela que você considera amiga faz tudo para colocá-la para baixo, criticando-a e depreciando-a?
Afaste-se dela, porque isso é sinal de prepotência e falta de caridade, e sua saúde pode ser prejudicada quando você suporta esses desaforos.
5. Ela é alguém que tem o hábito de culpar os outros por seus problemas?
Ah, então se prepare, porque ela vai descarregar em você responsabilidades que não lhe pertencem.
6. É uma pessoa que não aceita ouvir um “não” como resposta?
Mau sinal – ela provavelmente é manipuladora e utiliza de chantagens emocionais para conseguir o que quer.
7. Ela mente para os outros?Pois então não confie na sinceridade das palavras dela. Por que ela agiria diferente com você?
8. Ela gosta de fazer fofocas?Fique alerta: Se ela fala mal dos outros, vai falar mal também de você.
9. É alguém que não lhe permite se expressar, sempre interrompendo suas ideias e palavras?
Ah, por que você ainda insiste em dizer que isso é amizade? Definitivamente não é!
Por isso, antes de se envolver com qualquer pessoa, em busca de amizade, seja você sua melhor amiga, confidente, companheira.
Quando você se trata bem, fica muito mais fácil escolher para sua vida pessoas que também vão tratá-la com o respeito e a atenção que você merece.
E daqui para frente entenda que o segredo para você não se decepcionar em suas amizades é parar de esperar das pessoas aquilo que elas ainda não são capazes de oferecer.
Seja amiga e generosa, faça sua parte, porém jamais permita que alguém a faça se sentir inferior e desconfortável.
(MC) As amigas tóxicas tem sempre um sentimento em comum, como a inveja?
(EB) Sempre digo que a inveja é um sentimento de admiração mal administrado….
Acredito que a inveja costuma sempre estar presente em relacionamentos tóxicos, onde a outra pessoa se sente incomodada com o seu brilho, o seu sucesso, a sua alegria, a sua forma de encarar a vida, mesmo diante das dificuldades naturais do viver. E aí, esta amiga tóxica, não sabendo lidar com a inveja, passa a te criticar, a te colocar pra baixo, a trazer problemas para sua vida, numa forma de anular o seu brilho e o seu entusiasmo.
(MC) Isso pode vir desde a infância? Tem algo a ver com carácter, criação…
(EB) Sentimentos negativos, sejam eles pessimismo, inveja, egoísmo, dependência emocional, baixa autoestima e outros têm a ver sim com a personalidade da pessoa que ela já traz ao nascer, mas o ambiente em que vive e o que ouve e vivencia desde a infância têm também um peso enorme na manifestação destes sentimentos. Então, se a pessoa já tem uma tendência a ser egoísta, ou invejosa, ou pessimista, ou crítica…, por exemplo, e se for criada em um ambiente solidário, ético, otimista, amigo e incentivador, essa tendência ao comportamento tóxico, caso se manifeste, será muito mais branda e controlável.
(MC)Qual o perfil psicológico dessas “amigas”?
(EB) Algumas são egoístas, outras invejosas, manipuladoras, maledicentes ou apenas negativas, pessimistas…
Não podemos generalizar, porque existem pessoas boas, de bom caráter, mas que ainda espalham notícias sobre as dores dos outros, contam as tragédias que ficam sabendo, comentam o mal o tempo todo. São “amigas” que tentam ser boas pra gente, mas, sem perceber, se comportam como “vampiras energéticas”, porque nos sugam as energias, com suas conversas tolas e negativas. Conheço profissionais super competentes em suas áreas de atuação, que, embora tentem se tornar amigas de suas clientes (como é de se esperar em todo atendimento de qualidade), não conseguem por se portarem desta forma tóxica e desgastante.
Você deve sempre observar e se cuidar em relação àquelas “amigas” que…
- Só demonstram interesse na sua vida, escutam seus problemas e suas histórias, quando elas querem usar algo a favor delas mesmas…
- Elas cortam sua conversa o tempo todo, pra falar de si próprias.
- Elas só comentam mal dos outros, reclamam da vida, colocam defeito em tudo, querendo sempre parecer que são vítimas de tudo e de todos…
- Quando percebem que você quer se posicionar diante de uma situação, quando você diz “não” para as solicitações delas, elas usam de chantagens emocionais, cara de tristeza, de choro, ficam dias sem ligar, para despertar a sua culpa e piedade… Cuidado, porque isso é pura manipulação!!!
Atenção: Se você não se vigiar, você acaba “envenenada” com tanta negatividade e maledicência!!!
*(Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, escritora e palestrante motivacional – elianabarbosa.com.br)
IMPORTANTE: PARA SE BLINDAR CONTRA AS AMIZADES TÓXICAS, É PRECISO FORTALECER SUA AUTOESTIMA.
Por isso, eu te convido para conhecer um treinamento online para mulheres, que desenvolvi, chamado PROJETO VOCÊ MELHOR EM 30 DIAS, onde, passo-a-passo, eu ensino como reconhecer suas qualidades e fraquezas, suas crenças limitantes e transformá-las em fortalecedoras, como resgatar sua autoestima e autoconfiança e, assim, saber se relacionar com os outros sem dependência emocional ou medo da solidão. Enfim, você vai receber uma apostila (Plano de Ação) com mais de 60 páginas, 30 áudios que gravei para cada dia deste mês de transformação e mais de 30 vídeos para você ir assistindo ao longo das 4 semanas desta jornada. Além dos variados bônus que vou te presentear (E-books, “A Terapia do Perdão” em áudio, e um curso de 3 módulos para o seu autodesenvolvimento).
CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM PARA SABER TUDO!!!