SERENIDADE EM TEMPOS ÁRDUOS

 

(Autoria de Eliana Barbosa)

Nestes dias de isolamento social, quando a vida parece passar em câmera lenta, é preciso muita serenidade e criatividade para não entrar em um estado de ansiedade ou mesmo depressão.

Por um lado, é complicado mudar toda a nossa rotina, e termos tempo até para nos dedicar ao ócio. Porém, por outro lado, é a preciosa oportunidade que temos, nesse momento, de nos conectar com quem realmente importa – nossos entes mais queridos.

É hora de brincar, dançar, jogar e cantar com os filhos… Hora de ser mais romântico com o cônjuge… Olhos nos olhos dos familiares, resgatando o afeto tão esquecido na correria que eram nossos dias. E se você for sozinho, hora de investir seu tempo em crescimento intelectual, aproveitando a infinidade de cursos online oferecidos.

É o momento de praticar a gratidão: Que tal sermos gratos por poder estar juntos aos nossos, mesmo que não fisicamente, mas usando as mais modernas tecnologias que nos unem e nos fortalecem?

Pensamentos e sentimentos de gratidão bloqueiam quaisquer medos e lamúrias, porque nosso cérebro não consegue ter dois pensamentos e sentimentos antagônicos ao mesmo tempo. O medo (seja do que for) é o pior “vírus”, altamente contagioso e tóxico, porque nos coloca em um estado de ansiedade e estresse, acarretando uma descarga de cortisol e adrenalina em nosso organismo, que acabam por deprimir nosso sistema imunológico. Quando sentimos medo, estamos aumentando as chances de adoecer. Por isso, gratidão o tempo todo é a receita ideal para manter nossa saúde em dia, e superar a insegurança que este cenário atual nos apresenta.

Vamos vencer este “pequeno tirano” que mostrou nossa fragilidade diante da vida, mas que, pouco a pouco, tem nos tornado mais humanos, ensinando-nos que ninguém é melhor do que ninguém, e que a solidariedade e a união entre os povos é o caminho da cura e da felicidade.

Tenha a certeza de que a Humanidade sairá desta “crise” muito mais fortalecida, mais generosa, e dando o real valor à saúde, à família e à própria existência!

Estejamos todos confiantes na Providência Divina que está no controle de tudo, e que possamos usar nossos pensamentos e sentimentos criando imagens, sons e sensações de um futuro com mais consciência, saúde e amor entre os povos.

Lembro-me aqui de um ensinamento do Pastor Norman Vincent Peale que sempre me ajudou em momentos árduos de minha vida: “Todo sofrimento traz a semente de um grande benefício.”  Pois então, foco no bem que advirá destes tempos que estamos vivendo!

E como dizia meu pai, Dr. Elias Barbosa (1934-2011), quando falávamos em doença: “Saúde, Saúde, Saúde!”  Para todos nós!

 

(*Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, escritora e palestrante no campo do autodesenvolvimento)

ASSISTA A ESTA ENTREVISTA ABAIXO SOBRE O MEDO DE ADOECER E IMPLEMENTE AS DICAS EM SUA VIDA!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.