estresse_fimdeano1_22101119422828

COMBATENDO O ESTRESSE DE FINAL DE ANO

COMBATENDO O ESTRESSE DE FINAL DE ANO

 

Eliana Barbosa*

 

Estamos às vésperas de 2013 e vejo muitas pessoas, principalmente as ansiosas e perfeccionistas,  passando pelo “estresse de final de ano”. Outras que também se estressam são aquelas indisciplinadas no gerenciamento de seu tempo – quando “acordam”, percebem que mais um ano chegou ao fim e que deixaram de realizar muitas metas, por falta de um planejamento e acompanhamento mais detalhados.

O final de ano representa a hora do acerto consigo mesmo. Se a pessoa é muito perfeccionista, instala-se nela a culpa por não ter realizado todos os seus projetos e ela se estressa por perceber que não tem controle de tudo.

Outro fator agravante do estresse de final de ano são as reuniões familiares, que para certas pessoas são aguardadas com muita angústia e até irritação, em casos de famílias com problemas nos relacionamentos.

Saudades dos entes queridos que estão distantes também pode ser motivo de estresse.

Percebo também o estresse desencadeado pela pressão do consumismo – dos presentes a comprar, e pela necessidade de se economizar nesta época para se preparar para as despesas do começo do fast bad credit payday loans novo ano. Tudo isso é muito desgastante, principalmente para quem é inseguro, pessimista, e vive a vida em função de agradar aos outros.

A meu ver, um agravante do estresse é a pessoa querer ser igual a todo mundo e ter dificuldade de dizer “Não!” ou de dizer “Basta!” na hora certa.

E o que fazer, então?

O primeiro passo é tomar consciência das pressões que lhe causam tanto estresse e dedicar-se a aliviar a tensão com mais otimismo, assertividade, calma e autocontrole.

Esta é a época do ano que mais lhe cobra equilíbrio das emoções, para você fazer um levantamento dos meses vividos, dos acertos e dos erros neste período, e do que você precisa mudar para que as metas não atingidas possam ser viáveis no novo ano.

Flexibilidade é fundamental nesse processo! Faça o melhor que puder hoje, agora, porque é de pequenos passos que se faz a caminhada para a vitória!

E que o seu projeto maior de vida tenha como princípio a melhora contínua: “Hoje serei melhor do que ontem e amanhã serei melhor do que hoje!”

Boas Festas!!!

(*) palestrante; apresentadora de TV  e  autora de livros motivacionais.

 www.elianabarbosa.com.br

Deixar uma resposta