CHANTAGEM EMOCIONAL

 

919afcblw5_8b0f3pjfwv_file

(*Autoria de Eliana Barbosa)

 

Uma das atitudes que mais perturbam os relacionamentos é a chantagem emocional – esta poderosa arma de manipulação com a qual as pessoas mais próximas de você ameaçam, direta ou indiretamente, puni-la se você não fizer o que elas querem ou afirmam que é o certo.

As maiores vítimas dos chantagistas emocionais são indivíduos com baixa autoestima, que pensam que devem agradar a todos, em busca de reconhecimento. Eles não sabem dizer “não”, assumem culpa por tudo e por todos, e, assim, se tornam presas fáceis dos egoístas que só pensam em seu próprio benefício.

Os chantagistas emocionais são bastante perspicazes para saber quais são os pontos fracos de suas vítimas e usam de ameaças, algumas vezes veladas e outras bem claras: É o parceiro que para não se separar de você diz que vai se matar… A filha adolescente que, diante dos limites dos pais, diz assim: “Vocês não me valorizam… Vocês deviam por a mão para o céu por eu não ser uma prostituta ou uma drogada…”  ou aquela colega de trabalho que ao ouvir um “não posso te ajudar agora”, olha pra você com cara de coitada e diz: “Nossa, como você é egoísta…” E eles são tão convincentes que suas vítimas acabam acreditando neles e cedendo e, depois, pagam um alto preço por não terem se posicionado na hora certa.

Deixo aqui um alerta àquelas mães que por não saberem amar com desapego, quando percebem que os filhos vão “bater asas”, e seu “ninho” vai ficar vazio, usam a chantagem emocional para tentar detê-los. Muitas delas adoecem, numa forma inconsciente de mostrar sua fragilidade, o que acaba por deixar os filhos com um enorme e devastador sentimento de culpa.

E que fique claro que para haver chantagem emocional são necessárias pelo menos duas pessoas. Então, se você fortalecer sua autoestima, aprender a dizer “não” sem se sentir culpada, e desenvolver a autoconfiança, os chantagistas emocionais terão que procurar outra pessoa para manipular.

Guarde bem: Quando você toma a decisão da mudança e do crescimento, tudo ao seu redor muda também!

(*Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Contato: eliana@elianabarbosa.com.br)

 

MAIS SOBRE CHANTAGEM EMOCIONAL, COM O PSICOTERAPEUTA E ESCRITOR FERNANDO VIEIRA FILHO, EM ENTREVISTA NO PROGRAMA “POLÍCIA É NOTÍCIA”, COM O JORNALISTA LUÍS CLÁUDIO FARIA
CHANTAGEM EMOCIONAL: Saiba com lidar com este “crime” invisível 

 

BANNER PARA HOME

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.