UM BALANÇO DO ANO QUE PASSOU

(Autoria de Eliana Barbosa*)

2018 está chegando ao fim e já bate à nossa porta um novo ano… 

Para mim esse é um motivo de muita alegria,  pois vejo com bons olhos esse ciclo de doze meses, chamado de “ano”, que deixa implícito que tudo passa, mas que sempre podemos virar a página e recomeçar e com muito mais qualidade, se quisermos.

A minha proposta é que antes do ano terminar você faça um balanço sobre o seu 2018.

Para isso, é preciso que você responda algumas perguntas:

Como você tem administrado sua própria vida? Você tem se responsabilizado pelas suas escolhas e não dado ouvido aos apelos negativos?

– Durante este ano, você acreditou nos seus sonhos ou acreditou mais nos sonhos dos outros?

– Você é uma pessoa otimista ou pessimista? A otimista está cheia de gratidão por tudo o que conquistou, valorizando cada pequeno detalhe; e a pessimista, ao contrário, está resmungando, dizendo que este ano foi horrível e supervalorizando cada dissabor que passou.

Feitas as perguntas e encontradas as respostas, é preciso agir!!!

O primeiro passo é tentar zerar o seu estoque de ressentimentos. O perdão, antes de tudo, é um ato de amor próprio, que vai lhe proporcionar saúde e prosperidade.

O segundo grande passo é AGRADECER!!!

Para isso, a minha sugestão é: No dia 31 de dezembro, faça uma lista, anotando, aleatoriamente, todas as lembranças boas de 2018, todos aqueles acontecimentos que lhe trouxeram alegrias, mesmo que por instantes.

Enumere-os e, ao final, releia tudo e veja o quanto você é abençoado, afortunado e feliz!!!

Depois, olhe-se no espelho, sorria para você e dê em si mesmo um enorme abraço, parabenizando-se por todas as conquistas do ano que passou.

Agora, com o coração mais leve –  livre de qualquer sentimento ruim e pleno de gratidão -, trace suas metas.

Pegue outro papel e caneta, e vá para um lugar tranquilo.

Pense na sua vida e em tudo o que gostaria de realizar em 2019, em todas as áreas – saúde, relacionamentos, vida espiritual, profissional, finanças e lazer.

Nesse momento é preciso ser bem específico, defina datas, local e, ao escrever, visualize-se realizando as metas.

O grande segredo é, para cada meta, agradecer por antecipação. Por exemplo: “Sou feliz e grata porque terminei a reforma da minha casa até o dia 30 de junho de 2019!” 

Não se preocupe com o “como vou conseguir?”, porque o importante é você saber o que você quer conseguir.

A partir de sua determinação em querer algo e de sua disciplina em ler diariamente suas metas, você mesmo mudará seu foco e, aos poucos, começará a perceber oportunidades até naquilo que você, antes, via como dificuldades.

Para facilitar, cole esse papel com suas metas em uma parede ou espelho e leia-as, em voz alta, pelo menos duas vezes ao dia e confie!

Sabe por quê? Porque o Universo adora apoiar quem sabe o que quer!

Desejo a você, em 2019, coragem para encerrar ciclos, virar a página, e escrever um novo capítulo de sua história com alegria no coração, relacionamentos felizes e, consequentemente, muito sucesso em todos os seus projetos!

Se você quiser, você vai conseguir! 

(*Eliana Barbosa é psicoterapeuta e life coach,  palestrante e autora de diversos livros no campo do autodesenvolvimento, e apresentadora de TV. Contato: eliana@elianabarbosa.com.br )

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.