AMIZADE SEM DECEPÇÕES

 

56f69813cb243b66f5b251f3e4896f2a

(Autoria de Eliana Barbosa*)

Dias atrás, uma leitora do meu livro ACORDANDO PARA A VIDA comentou no Facebook sobre a decepção que sofrera em uma relação de amizade e ainda disse: “Cansei de plantar felicidade e colher sofrimento…”

Pois é… Infelizmente, essa é uma experiência mais comum do que imaginamos…

Então, vou listar 8 DICAS PRECIOSAS para você conquistar amizades mais leais e duradouras:

  • Embora você possa ter passado por uma desilusão, não se feche para novos amigos. Os cientistas já comprovaram que os laços de amizade podem ajudar a prolongar a vida, a fortalecer o sistema imunológico, a diminuir os efeitos do estresse e a melhorar a saúde mental.
  • O mais importante é saber escolher com sensatez os seus amigos. Lembre-se: há muitos “lobos” em pele de “cordeiros”.
  • Cuidado com os pseudoamigos, que premeditam uma amizade apenas para se aproveitarem de você, de modo oportunista.
  • Desconfie daquelas pessoas que, dizendo-se amigas, invadem sua privacidade e começam a tomar conta da sua vida. O amigo verdadeiro é discreto e sabe calar-se e afastar-se na hora certa.
  • Não idealize as pessoas, porque todo mundo tem defeitos e muitas vezes falham quando querem acertar. Aceitando a natureza das pessoas e não criando altas expectativas em relação a elas, você terá muito menos decepções na vida.
  • Também procure se preservar de relacionamentos competitivos ou dependentes, que acabam por esgotar sua energia em vez de renová-la.
  • Seja sincero e companheiro, mas lembre-se: A amizade é como um jardim – precisa ser cultivada com dedicação, mas sem exageros.
  • E, na posição de amigo, o respeito é fundamental. Como dizia Exupéry, você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa!

(*Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, escritora e palestrante no campo do autodesenvolvimento e apresentadora em TV e rádio – Contato: eliana@elianabarbosa.com.br)

 

TENHO UM CONVITE PRA VOCÊ: 

ARTE BANNER AGOSTO 2016

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*