QUANDO A AMIZADE É TÓXICA – O QUE FAZER? (Entrevista)

 

MASCARAS-DE-VIDA

 

(Por Eliana Barbosa*)

Dias atrás fui entrevistada pela jornalista Janaina Medeiros, para uma matéria no Jornal A FOLHA UNIVERSAL, sobre AMIZADES TÓXICAS.  

Eis aqui as perguntas e respostas da entrevista: 

1 – FOLHA UNIVERSAL: Como identificar as amizades tóxicas, nocivas? Quais são os sinais que a mulher pode notar que está se envolvendo com uma amizade que não lhe faz bem? Cite algumas. 

ELIANA BARBOSA: Primeiramente, é preciso entender que pessoas tóxicas ou nocivas são aquelas que influenciam negativamente quem está perto delas, quem convive com elas. Existem amigas de verdade, que te deixam melhor quando você está perto delas, e as “amigas da onça” que, de uma forma ou de outra, sugam sua energia, te cansam, dão maus conselhos, são pessimistas, etc…

amigas-toxicas-19

Vamos a alguns sinais:

  • Sua amiga consome suas energias, de forma óbvia ou sutil, ao invés de ser combustível para seu crescimento? Ela age com egoísmo? A verdadeira amizade consiste em reciprocidade e compartilhamento.
  • Ela só quer falar de si, dos próprios problemas e alegrias? Manter essa relação é alimentar o individualismo dessa pessoa.
  • Ela é negativa, e quando sai de perto de você deixa uma energia pesada e triste no ambiente? Cuidado: pessimismo pode contagiar!
  • Aquela que você considera amiga faz tudo para colocá-la para baixo, criticando-a e depreciando-a? Afaste-se dela, porque isso é sinal de prepotência e falta de caridade, e sua saúde pode ser prejudicada quando você suporta esses desaforos.
  • Ela tem o hábito de culpar os outros por seus problemas? Ah, então se prepare, porque ela vai descarregar em você responsabilidades que não lhe pertencem.
  • É uma pessoa que não aceita ouvir um “não” como resposta? Mau sinal – ela provavelmente é manipuladora e utiliza de chantagens emocionais para conseguir o que quer.
  • Ela mente para os outros? Pois então não confie na sinceridade das palavras dela. Por que ela agiria diferente com você?
  • Ela gosta de fazer fofocas? Fique alerta: se ela fala mal dos outros, vai falar mal também de você.
  • É alguém que não lhe permite se expressar, sempre interrompendo suas ideias e palavras? Ah, por que você ainda insiste em dizer que isso é amizade? Definitivamente não é!

 É bom lembrar que existe um tipo de amiga que até tem boas intenções, é do bem, mas que tem um padrão de pensamento negativo e pessimista. Infelizmente, ela acaba se tornando uma presença tóxica também, porque a energia que ela irradia é triste e pesada. Nesse caso, sabendo que ninguém pode mudar o outro, o que você pode fazer é estar sempre preparada com um alto astral quando for estar com ela, para não se contaminar com o azedume ou a tristeza. E procure só conversar com ela assuntos que sejam edificantes e construtivos.

 2 – FOLHA UNIVERSAL: Explique o quanto uma amizade pode prejudicar uma pessoa, no caso a mulher. 

ELIANA BARBOSA: Amizade vale a pena quando ela acrescenta valor e alegria à nossa vida, bem como quando sentimos que podemos acrescentar também valor e alegria à vida de nossas amigas.

Uma amizade tóxica pode causar prejuízos na sua vida emocional e até física. Veja este caso: Ana foi diagnosticada com depressão, por seu médico psiquiatra, e, ao contar para sua amiga “da onça”, ela, ao invés de incentivá-la a levar o tratamento a sério, fez pouco caso e ficou falando que remédios pra depressão viciam (o que não é verdade!), e influenciou Ana a  parar com o tratamento que iria lhe trazer de volta qualidade de vida e alegria de viver. Se Ana tivesse mais autoconfiança, ela perguntaria à “amiga”: “Você é médica para afirmar essas coisas? Eu confio no meu médico e vou me cuidar!”

 3 – FOLHA UNIVERSAL: O que a leitora pode fazer para não ter amigos assim?  

ELIANA BARBOSA: O mais importante é ter uma boa autoestima, pois assim você vai parar de “mendigar” atenção dos outros, e não precisará mais ficar dizendo “sim” o tempo todo, só por medo de ficar sozinha.

Quando uma pessoa se ama e se valoriza, ela não admite ser maltratada, criticada, colocada pra baixo, como costumam fazer as amigas “tóxicas”. No começo, para conquistar sua atenção, elas fingem ser solícitas e companheiras, mas depois, quando percebem sua insegurança, elas se revelam como são – críticas, invejosas, pessimistas, de mal com a vida!

Por isso, antes de se envolver com qualquer pessoa, em busca de amizade, aprimore seu amor próprio, seja você sua melhor amiga, confidente, companheira. Quando você se trata bem, fica muito mais fácil escolher para sua vida pessoas que também vão lhe tratar com o respeito e a atenção que você merece.

E daqui para frente entenda que o segredo para você não se decepcionar em suas amizades é parar de esperar das pessoas aquilo que elas ainda não são capazes de oferecer. Seja amiga e generosa, faça sua parte, porém jamais permita que alguém a faça se sentir inferior e desconfortável. 

4 – FOLHA UNIVERSAL: É melhor conversar com uma amiga assim ou não? É possível ter um confronto direto? 

ELIANA BARBOSA: Conversar com uma pessoa assim é perda de tempo, porque a única pessoa que você pode mudar nesse mundo é VOCÊ MESMA!!!

Então, insistir em uma amizade tóxica, mais cedo ou mais tarde, vai lhe decepcionar, lhe ferir, é como “dar murro em ponta de faca”.

E evite o confronto direto, porque pessoas tóxicas podem ser manipuladoras,  e é possível que essa “amiga” insista, comece a chorar,  mandar mensagens, até fazer você se sentir mal e culpada por tentar romper a amizade. Então, é melhor falar pouco e ir se afastando lentamente. 

5 – FOLHA UNIVERSAL: O melhor é se afastar? E como fazer isso sem desprezar a amizade? 

ELIANA BARBOSA: O melhor é mesmo se afastar e deixar essa “amiga” de lado. Amizade assim você não deve cultivar!

Procure não comentar com outras pessoas sobre isso, para não atiçar a raiva e o desejo de vingança nessa “amiga” tóxica e venenosa. Para o seu próprio bem, seja discreta e siga sua vida, e, daqui para frente, atraindo companhias mais alegres e positivas! 

6 – FOLHA UNIVERSAL: Qual o melhor caminho a fazer para sair de uma amizade tóxica? 

ELIANA BARBOSA: Você deve fortalecer sua autoestima e autoconfiança,  exercitar a sua assertividade (capacidade de dizer “não” sem se culpar por isso), e ir se afastando, sem dar justificativas o tempo todo.

Não insista em manter relacionamento com quem a deprecia, a desvaloriza, ou a faz sofrer.

A única coisa que você pode fazer por uma “amiga” tóxica é rezar por ela, para que ela acorde para a vida,  queira mudar o seu próprio jeito de ser, e entenda que ser amiga é se conectar com a outra pessoa, acompanhar e comemorar com ela suas vitórias, e vibrar pela sua felicidade.  Amiga de verdade é fonte de incentivo, alegrias e compartilhamento.

(*Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, escritora,  palestrante motivacional e apresentadora de TV)

A matéria foi publicada no dia 06 de dezembro de 2015, e para ler, basta você clicar na imagem ou no título abaixo: 

Quando a amizade é tóxica – O que fazer quando ela atrapalha a sua felicidade?

FOLHA UNIVERSAL

 

 

CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO PARA GANHAR ESTE E-BOOK

EBOOK DÊ UM BASTA AOS RELACIONAMENTOS TÓXICOS - Cópia

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*